segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Para refletir...

Oi galerinha.... Sentiram falta de nosso bate-papo? Pois bem! Todos vcs se saíram bem na análise do "linguajar"de Xandô, ou melhor, na deliciosa linguagem de Graciliano Ramos, mas é preciso APROFUNDAR nossas discussões...

Hoje a questão exige um pouco mais de refelxão... Qual a relação entre o título do livro ALEXANDRE E OUTROS HERÓIS e as histórias contadas por Xandô? Comente e explique com base em trechos do livro, tá?????

Até mais,

Josilene

15 comentários:

Anônimo disse...

gostei da pergunta

Unknown disse...

Bom gente, pelo que li, na minha opnião a relação do título do livro e as histórias de Alexandre é a seguinte: Em cada uma das história que Xandu contava, ele mesmo se fantasiava à um personagem, um herói deferente.
Cada uma de suas histórias ele seria um herói!!!
Daí viria o título : Alexandre e outros heróis.
É o que eu acho, mas cada um tem sua opnião, como Graciliano teve a ideia de relacionar o homen Alexandre, aquele homen já muito velho, macro , que morava no sertão, homem simples de bons modos e etc; com o herói que ele dizia ser em cada umade suas histórias.
É isso aii , como dis Jôse:
O PROJETO NOSDESTE VAI BOMBAR
beiijo :*

Unknown disse...

quem ée esse anônimo em ??
:)

Anônimo disse...

Quando Graciliano Ramos escreveu este título "Alexandre e outros heróis" quis dizer que em todas as as histórias que Xandô contava ele mesmo era o herói, mas, sempre surgia um feito heróico diferente, ou seja, um novo herói a cada história. Pode-se ter aí, uma multiplicidade de personagens.

TRECHOS:

" - Os senhores já sabem por que é que eu tenho um olho torto?
(...)- Fiz tenção de saltar no lombo do bicho e largar-me com ele na catinga. Era o jeito. Se não saltasse, adeus égua pampa. E que história ia contar a meu pai?
(...)Passei o cabresto no focinho da bicha e, os calcanhares presos nos vazios, deitei-me, grudei-me com ela, mas antes levei muita pancada de galho e muito arranhão de espinho rasga-beiço. Fui cair numa touceira cheia de espetos, um deles esfolou-me a cara, e nem senti a ferida..."

Anônimo disse...

Bom ,o que eu entendi pela relação do título e as histórias foi a seguinte:em cada uma de suas histórias e viagens Alexandre ele se caracterizava como um herói

GOSTEI MUITO DE FALR SOBRE O LIVRO
BEIJOS

Anônimo disse...

A relação entre o título "Alexandre e Outros Heróis" e as histórias contadas por Alexandre é que, em cada uma delas ele se caracteriza por um herói diferente.
Trecho:
(...)"Levei mais que depressa a lazarina ao rosto, mas não pude atirar: o animal sacudia-se danadamente, sem oferecer alvo. Depois saltou por cima de uma touceira de macambira e virou fumaça."

Anônimo disse...

O site ta bonito :D

Anônimo disse...

afinal, quem ée esse anônimo?

Anônimo disse...

O que eu entendi entre o título "Alexandre e Outros Heróis" e as histórias contadas por Alexandre é que, em cada uma delas ele se caracteriza por um herói diferente.
(num sei si ta certu )

Anônimo disse...

Josi como eu esqueci do trecho vou colocar agora:capitulo papagaio falador
(...)Mas quando Alexandre se aprensentou, bem vestido e bem falante, quebrou-me as forças.(...)

Anônimo disse...

Eu entendir que o titulo "alexandre e outros herois " conta historias que o proprio alexandre é os herois das historias mas, sempre surge um novo heroi em cada historia.

Anônimo disse...

A relacao do titulo do livro Alexandre e Outros Herois com as historias de Xandu e que em cada historia ele era o heroi de cada conto.

Anônimo disse...

o anonimo sou euuu

Anônimo disse...

Eu acho que o título "Alexandre e outros Herois" tem a ver com as historias contadas por Xandu porque ele conta várias historias e em cada uma delas, ele é um herói forte e corajoso... E além das historias que Xandu conta tem outras duas histórias de Graciliano Ramos com outros heróis... Justifica o "Alexandre e outros Heróis"

Trecho do capítulo "História de uma bota":

[...]Mas quando fui calçar a outra sucedeu-me uma dos demônios. Meti a perna pelo cano,, a perna entrou, entrou, e nada de Chegar ao fundo. Uma bota regular vai ao joelho de um homem, não é isto? Pois essa passsou o joelho, passsou a coxa, tocou o pé da barriga, e se mais perna houvesse, mais teria entrado.[...]

Valeu turma... =]

Anônimo disse...

o projeto jah acabou, né???